fazenda santa clara ...Ouro, café e gado de João honorio de Paula motta

Apoio ao documentário Santa Clara...Clareai., lançado a 14 de Abril de 2018 em Santa Clara. Santa Rita de Jacutinga-MG

segunda-feira, 24 de junho de 2019


Pioneiros


Em 1922 se pleiteou a elevação do distrito de Santa Rita de Jacu­tinga á categoria de Vila; título que, na ocasião, correspondia à ci­dade não sede de comarca.  Apenas sede municipal, com ou sem termo.

João Aredes de Mendonça, vereador à Câmara Municipal de Rio Preto, protestou para a não realização de um empréstimo solicitado pelo mu­nicípio de Rio Preto ao Estado de Minas Gerais, fato que viria inuti­lizar as aspirações santa-ritenses, si fosse consumado, segundo legis­lação em vigor. Nenhum município com débito com o Estado não podia se desmembrar.  Esquecera João Mendonça que por duas vezes, em reunião da Câmara, opinara pela realização do empréstimo.

Surgiu* daí, um caso político no município: a renúncia do verea­dor João Aredes de Mendonça, representante de Santa Rita de Jacutinga. Explicou ele a sua atitude em carta aberta no " 0 Município",   jornal da cidade de Rio Preto,   circulado  em  16  de   janeiro de  1922.   Ficou, assim, solidário com os seus amigos de Santa Rita de Jacutinga, desincompatibilizando-se.

Nesse mesmo ano - 1922- seguiu para Belo Horizonte, a comissão pleiteadora, que se constituiu a pioneira.de uma   ideal    Cel.   Antônio Ozório de Almeida,   Cônego Marciano Bernardes  da Fonseca,   cap.   João Aredes de Mendonça  e cel.   João  Ozório  da  Fonseca.   Foram estes homens que se dirigiram ao Governo do Estado, a fim de pedir a elevação de Santa Rita de Jacutinga á sede municipal.

Mas, a injustiça dos homens da época não permitiu...

Nenhum comentário:

Postar um comentário