fazenda santa clara ...Ouro, café e gado de João honorio de Paula motta

Apoio ao documentário Santa Clara...Clareai., lançado a 14 de Abril de 2018 em Santa Clara. Santa Rita de Jacutinga-MG

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Existem diferenças entre: Capelas das cidades.
                                         Capelas das Fazendas.
                                          Igrejas.
Há necessidade, para fazermos um bom estudo, diferencia-las.
Pelo pouco que conheço, a Capela da Fazenda, ficava em uma parte da Fazenda, SACRA, isto é, separada das funções mundanas da  Fazenda.. Havia Missa ,nos Domingos, onde a Fé Católica, exercia a função de controle ( embora o BATUQUE fosse permitido). Os Deuses do Panteão Africanos  eram cultuados pela crença trazida pelos africanos , em sua origem, e havia naturalmente a comparação entre santos da Igreja Católica e Deuses africanos.
Nunca ficaram fora das Capelas ( não confundir com Igrejas) Assistiam as Missas e eram responsáveis por cânticos.
Havia a Irmandade do Rosário, Igreja construída por africanos  Daí entendimento, que não era permitido frequentar branco/ africano nas Igrejas Específicas.
Havia um certo costume. Não era regra geral..
O Sistema  do café  da minha região, parece-me ter sido diferenciado. O tratamento, na época do café, pelos documentos, parece-me mais humano, embora a força do trabalho fosse exigida ao máximo, sem  os recursos tal qual o conhecemos no século 20/21.
Nossa Masmorra teria sido construída na fase do Ouro, onde não temos documentação, só a importação de grande número de escravos " novos". Havia a garimpagem. Deus sabe o como.








quinta-feira, 12 de setembro de 2019


 Em Óbitos de Rio Preto, 1836 Folhas 07 Cemitério de Santa Clara Pesquisa de .FHOAA



·         Impressiona,em seu Testamento, a quantidade de Escravos beneficiados com quantia em dinheiro e Carta de Alforria

·         Observa-se que é comum o casamento entre  seus escravos, pois é citado “ sua mulher”.

·         Impressiona o número de escravos deixados em São Bento, para Tomé Brandão e o número deixado na Fazenda de Santa Clara ( mediante, a alforria e quantia de dinheiro deixados a eles).

·         Impressiona o tamanho de sua fortuna.

(...).Deixo libertos os meos escravos seguintes e a gratificação em dinheiro que for declarada após seus nomes: Albino Congo e sua mulher e se lhes dará duzentos mil réis Ignácio Cabinda e cem mil réis ,Joaquim Luiz e sua mulher duzentos mil réis, Joaquim Santa Anna cincoenta  mil réis,José Benguela e sua mulher quinhentos mil réis, José Cabinda e sua mulher cincoenta mil réis,Manoel José Crioulo e sua mulher, quinhentos mil réis,  Narciso e sua mulher cincoenta mil réis, Pedro Benguella cincoenta mil réis, João arpinteiro e sua mulher duzentos mil réis,José Caparina cincoenta mil réis,Miguel  Ferreira e sua mulher cincoenta mil réis Serafim e sua mulher cincoenta mil réis, Alvaro e sua  mulher cincoenta mil réis.

6ª folha

 Joanna Benguella mulher de Antonio José,forro MarianVictoria mulher de Antonio Mina, forro Romana Nhambanne, Theodora Mina, mulher de Miguel Forro,Antonia Robollo, Franciscco Angola,, Guido Rebollo, João Angola, Silvestre Pedreiro, Isabel mulher de Bernardo aos quaes se entregará  Carta de Liberdade e as quantias mencionadas logo depois de meu falecimrnto com a brevidade possível.Deixo quartados por dois anos e a gratificação em dinheiro, declarado após os nomes os meos escravos seguintes Antonio Bahia Clemente Mina, Damião Benguella, cem mil réisJulião BenguellaSemião Benguella, Lourenço Carreiro e sua mulher trezentos mil réisMarianno Benguella e sua mulher cem mil réis,Victorino Benguella e sua mulher cem mil réis aos quais se passará a Carta de Liberdade depois de vencido o prazo do quartamento, e se entregará a gratificação mencionada.Deeixo quartadss por quatro anos os meose scravos, se...

7ª folha

...seguintes Egydio Longa , Carlos Benguella, Matias Carapina, Aleix0o,Augusto e sua mulher aos quais vencido o prazo do aquartamento se passará a Carta de Liberdade.
Araujo,Fatima Helena , Santa Clara... Clareai p. 227.