fazenda santa clara ...Ouro, café e gado de João honorio de Paula motta

Apoio ao documentário Santa Clara...Clareai., lançado a 14 de Abril de 2018 em Santa Clara. Santa Rita de Jacutinga-MG

sexta-feira, 7 de maio de 2021

Construção da Fazenda Santa Clara em Santa Rita de Jacutinga, MG



Santa Rita de Jacutinga. MG. Fatima Helena Oliveira de Araujo e Araujo

    Jamais historicamente, a Fazenda teria seu início de construção, antes de 1800.



    A herança da Fazenda de Santa Clara, para seu filho, Francisco Thereziano Fortes. Citada como Datas, para a mineração (terras no período do 1º guarda-mor). Segundo alguns , teria ele recebido uma Sesmaria em 1824, porém documentamos que, pelos croquis da distribuição das Fazendas, Santa Clara já é citada em 1815. Documentado por Registros no Presídio de Rio Preto.
 Não podemos deixar de lembrar, que Francisco Dionísio Fortes de Bustamante (“Primeiro”) veio para a região das “Áreas Proibidas”, como  Fazenda Santa Clara, como  segundo guarda-mor, de Rio Preto, possuidor da função de distribuir Datas e Sesmarias. Assim foi feito, como veremos.
 Na realidade, Dr. Luis, seu irmão, é o primeiro a ser citado em documento, mas parece-me que, não marcou a Terra, exerceu a Função de 1º guarda-mor, de 1798 até 1800, passa a guardamoria, então, seu irmão ( 2º guarda-mor de Rio Preto), Francisco Dionísio Fortes de Bustamante ( “Primeiro”).
 Nasce este Senhor, Francisco Dionísio Fortes de Bustamante, em outubro de 1766.
     Adquiri a guardamoria, em Rio Preto, em 1800 (conta então, com 34 anos).
 De qualquer forma, sabe-se que, garimpando os rios da região, plantando, criando, acumulou grande fortuna. Quanto à agricultura, engenho e outros produtos animais, foram muito importantes. Somaram a esse contexto histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário