fazenda santa clara ...Ouro, café e gado de João honorio de Paula motta

Apoio ao documentário Santa Clara...Clareai., lançado a 14 de Abril de 2018 em Santa Clara. Santa Rita de Jacutinga-MG

domingo, 26 de janeiro de 2020




https://youtu.be/XONv0W3TMsA     Parte I ( continua).



A Escravidão no Brasil.
    No início de uma colonização, é conhecido por todos , que a mão de obra indígena foi escravizada para a retirada do pau brasil.
Com o passar dos tempos, não sabemos o quanto foi substituída pelo trabalho escravizado do cativo africano.( aprisionados e caçados em suas propriedades, tribos e grupos). Culturas medianas históricas sabem como e o porque.
O que mais me espanta é que tivemos vários domínios: portugueses, franceses, holandeses, espanhóis . Só agora tomo conhecimento de alguns dados. O FOCO sempre foi a escravidão brutal, dos portugueses.
Já tenho um pouco de conhecimento sobre a PROCRIAÇÃO nos EUA, nunca no Brasil, por que seria desestimulante para o TRÁFICO.(inclusive dos americanos sulistas)
Bem sabemos que tínhamos dois principais portos para receber os cativos. Um no NE ( nordeste e ), outro no Rio de Janeiro, VALONGO, onde todas as atrocidades imagináveis e inimagináveis aconteciam.
Não era Pontual, o destinos dos cativos, evitava-se: agrupamentos grupais , mesma língua e costumes . Temiam ataques e rebeliões.
 Reagiam  ( os cativos ) à sua nova condição de vida, contrária , na maioria da vezes, ao já  vivido. .
Essa escravidão e, segundo alguns historiadores, inda existe em vários sistemas, no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário