fazenda santa clara ...Ouro, café e gado de João honorio de Paula motta

Apoio ao documentário Santa Clara...Clareai., lançado a 14 de Abril de 2018 em Santa Clara. Santa Rita de Jacutinga-MG

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Existem diferenças entre: Capelas das cidades.
                                         Capelas das Fazendas.
                                          Igrejas.
Há necessidade, para fazermos um bom estudo, diferencia-las.
Pelo pouco que conheço, a Capela da Fazenda, ficava em uma parte da Fazenda, SACRA, isto é, separada das funções mundanas da  Fazenda.. Havia Missa ,nos Domingos, onde a Fé Católica, exercia a função de controle ( embora o BATUQUE fosse permitido). Os Deuses do Panteão Africanos  eram cultuados pela crença trazida pelos africanos , em sua origem, e havia naturalmente a comparação entre santos da Igreja Católica e Deuses africanos.
Nunca ficaram fora das Capelas ( não confundir com Igrejas) Assistiam as Missas e eram responsáveis por cânticos.
Havia a Irmandade do Rosário, Igreja construída por africanos  Daí entendimento, que não era permitido frequentar branco/ africano nas Igrejas Específicas.
Havia um certo costume. Não era regra geral..
O Sistema  do café  da minha região, parece-me ter sido diferenciado. O tratamento, na época do café, pelos documentos, parece-me mais humano, embora a força do trabalho fosse exigida ao máximo, sem  os recursos tal qual o conhecemos no século 20/21.
Nossa Masmorra teria sido construída na fase do Ouro, onde não temos documentação, só a importação de grande número de escravos " novos". Havia a garimpagem. Deus sabe o como.








Nenhum comentário:

Postar um comentário